ORIGEM DO NOME CASTRO

BRASÃO DA FAMÍLIA CASTRO

Origem do Nome Castro
Castro é um apelido de família da onomástica da línguas portuguesa e castelhana com raízes toponímicas, tendo origem nas centenas de Castros (do latim castrum) espalhados pela Península Ibérica, principalmente em seu quadrante noroeste (GalizaAstúriasLeão e norte de Portugal).
Algumas famílias Castro nobilitadas têm seu apelido com origem em Castroxerez (Castrojeriz em castelhano), localidade daprovíncia de BurgosEspanha.
A Casa de Castro tem origem numa linhagem que se crê é proveniente do Reino de Castela e com profundas raízes na Galiza, cuja provável origem se encontra na vila de Castrojeriz, na Província de Burgos.
Origem e breve história
Sobre as origens desta casa nobre existem várias teorias, uma das quais a situa no ramo galego dos Castro como descendente do rei Garcia II da Galiza e Portucale (c. 1040-1090).
Dona Maria Álvares, senhora de Castro Xeris, descendente de Laim Calvo (juíz de Castela) e de Salazar de Castro (filho do infante D. Sancho, neto de D. Garcia, rei de Galiza e Portugal, filho terceiro do rei D. Fernando, o Magno, de Castela), teria casado com D. Fernando, que alguns fazem filho do rei de Navarra, e começaram os seus descendentes a usar o apelido Castro.
As vinculações da família Castro na terra de Juarros iniciam-se anteriormente ao século XII com a criação administrativa da Merindad Maior de Castela e com a sua integração na Merindad de Castrojeriz.
No tempos de Gutierre Fernández (século XII), os Castro rivalizavam com outra grande linhagem castelhana, a Casa de Lara, pretendendo a tutela do rei Afonso VIII de Castela.
A falta de herdeiros directos levou a que a linhagem dos Castro passasse a um ramo colateral feminino com origem na Galiza. Este ramo veio a converter-se na estirpe mais poderosa da nobreza da Galiza e numa das mais poderosas de Espanha; tradicionalmente ligada ao Condado de Lemos. As suas mais ilustres representantes foram o "grande Conde de Lemos", Pedro Fernández de Castro e Andrade, VII Conde de Lemos, e o seu tio o Cardeal Rodrigo de Castro Osorio.
(O ramo levava o nome de Castro devido ao casamento de Pedro Alvarez Osorio, IV conde de Lemos com Beatriz de Castro. Filha de Pedro Enriquez de Castilla, conde de Trastâmara e de D. Isabel de Castro esta filha de Álvaro Pires de Castro e de Maria Ponce de León)
No primeiro ramo, é necessário destacar a pessoa de Fernando Ruiz de Castro, "toda a lealtad de Espanha", que apesar de pertencer a uma época tardia, deixou uma memória muito viva no Peru na pessoa de Pedro Antonio Fernández de Castro; este mesmo Fernando Ruiz de Castro vem a ser tio-avô de Beatriz de Castro.
Novamente este ramos e por falta de descendentes directos passou o Condado de Lemos a engrossar os títulos da Casa de Alba
Família Castro
Alguns dos sobrenomes presentes em cidadãos brasileiros são bastante comuns. A maioria deles de origem portuguesa traz um pouco de Portugal desde os primórdios da descoberta em 1500. Tanto Portugal quanto Espanha influenciaram bastante na vida do cidadão brasileiro, principalmente pelo sobrenome. Confira abaixo algumas informações sobre a família Castro.
O sobrenome Castro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.
Origem da família Castro
Este é um sobrenome utilizado por portugueses e espanhois. Ele é derivado do latim Castrum, que significa castelo, fortaleza, forte.
Classificado como origem toponímica, ele é proveniente da vila de Castrojeriz.
Em uma forma mais arcaica, algumas pessoas já foram registrados como Crasto, que pode também ser uma variável para este sobrenome.
Dom Rui Fernandes de Castro, um rico homem de el-rei D.Afonso VII, foi o primeiro a utilizar o sobrenome Castro, que tomou da vila de Castro Xerez. Por esse fato se dá a sua origem geográfica.
Variantes do sobrenome Castro
Uma das variantes encontradas é Castroxerez (Castrojeriz em castelhano). O que pode ser comum é encontrar “de Castro”. Fora isso, não há muitas variações do sobrenome Castro, a não ser pelas traduções dadas em outros países, o que não acontece com certos sobrenomes como Castro.
Brasão da Família Castro
O brasão da família Castro é constituído de duas cores amarelo e azul. A base do brasão é constituída de amarelo com treze círculos azuis. Por cima é encontrado um animal, que aparentemente pode ser um leão ou dragão.
Este foi um dos modelos mais populares encontrados com relação ao brasão da família castro. Apesar disso, podemos ver outros brasões de outras maneiras, mas sempre prevalecendo as cores azul e amarelo.


Comentários

Postagens mais visitadas